terça-feira, 5 de agosto de 2014

FIGOS CARAMELIZADOS COM VINAGRE BALSÂMICO, ALECRIM E RICOTA - uma fina e deliciosa sobremesa!


Figos marinando.
Resalva 1: Figo nunca foi uma fruta que me fizesse ficar com vontade de comer. Comia sim, raramente, aquele em calda e só. MAS, conheço alguém que ADORA figo e, quando vi essa receita, não pensei duas vezes e já fui colocando em prática para ver no que dava e para fazer uma surpresa para o meu companheiro.

Ressalva 2: Confesso que já comecei a receita pensando "caramelo com vinagre balsâmico? Isso não vai dar certo."

Olha como fica o caramelo de balsâmico com o figo (desculpem a imagem estar de lado, mas dá para se ter uma ideia)


Ressalva 3: Nada mehor que o próprio Chef Gordon Ramsay para explicar a você como fazer


Gente, ficou uma DELÍCIA!! Me apaixonei por figo e ainda fiz uma boa surpresa! ;-)

Um verdadeiro manjar dos deuses!

OBS: O QUE NÃO FIZ
-não coloquei no forno, fiz tudo na panela mesmo.
-não comi com queijo ricota e sim com sorvete de creme.
-não fiz com os figos pretos porque não achei, usei os nossos tradicionais verdes mesmo.

SABOR FINAL: digno de Gordon Ramsay.

BATATAS AO FORNO - sem mistério e ótimo para acompanhar qualquer carne.


Batatas; um ótimo e rico tubérculo que não pode faltar na sua geladeira. Sabe aquele almoço que você tem a proteína e não sabe qual acompanhamento irá fazer? Batata! Vai dar certo, além de ser prático e saboroso.
Para uma porção individual, pegue 6 batatas calabresas cruas e corte-as em 4. Acrescente 1 cebola média e também corte-a em 4 partes. Como alho nunca é demais, pegue uns 2 dentes e esmurre-os com a lateral da faca. Unte uma assadeira antiaderente com um pouco de azeite, jogue todos os ingredientes dentro, adicione um pouco de alecrim, sal e pimenta do reino moída a gosto. Misture tudo com a mão mesmo e ponha para assar no forno alto.

Nos primeiros 2 minutos que a batata estiver no forno, você irá sentir um aroma maravilhoso. Após 15 minutos no forno, veja no que se transformou.
Dá até para comer assim mesmo, mas você pode completar com aquele bifinho ou qualquer outra carne de sua preferência. O acompanhamento de Chef já foi feito por você, bom apetite!


SABOR FINAL: digno de Claude Troigros e Jamie Oliver.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pão com linguiça - hummm...(não consigo falar, a boca tá cheia!) :-)


Sabe a massa da Pizza Dough que sobrou, se é que sobrou(risos)? Então, se foi para o congelador, descongele naturalmente(retire a noite do congelador e coloque na pia para estar pronta para você trabalhar, pela manhã).Salpique farinha de trigo na bancada e coloque a massa. Salpique farinha até desgrudar um pouco da mão. IMPORTANTE: a massa vai ter a mesma consistência de antes, fofa, leve.

Comece a esticar com as mãos, para abrir a massa, e reserve. Corte, em rodelas finas, 2 linguicinhas defumadas e comece a espalhar na massa. (quando fizemos, usamos apenas 1 linguicinha e achamos pouco)


Feche a massa e deixei-a no formato da assadeira de pão. Unte a assadeira com um pouco de azeite e farinha de rosca ou use farinha panko.


Arrume a massa na assadeira e coloque no forno médio pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.
Pegue um bom vinho, azeite e comece a degustar!

SABOR FINAL: digno de Ana Maria Braga e Jamie Oliver.

Pizza Dough - Fácil, barata, massa beem rechonchuda e crocante!

Sabe aquela pizza que a massa fica bem rechonchuda, similar a uma certa franquia que tem no mercado? Então, você pode fazer em casa, sem gastar muito e no sabor que você deseja. Acredite, todos vão pedir bis!


Seguimos todos os passos do Chef Jamie Oliver e deu super certo! http://www.jamieoliver.com/recipes/recipe/pizza-dough
Após a mistura dos ingredientes e de ter colocado a massa para descansar, divida a massa em 4 partes(bolinhas). Pegue uma das bolinhas e comece a esticar com a mão mesmo(se necessário, polvilhe um pouco mais de farinha de trigo para desgrudar da mão), você irá sentir a textura da massa bem fofa, não se assuste é isso mesmo.


Unte uma assadeira redonda(20cm) com um pouco de azeite e farinha de rosca( untamos com a farinha Panko e ficou ótimo!). Coloque a massa na assadeira e comece o recheio.


MOLHO - o mais fácil do planeta!
1 lata de tomate pelati + 4 dentes de alho (Alho nunca é demais!) + 1colher sopa rasa de açucar + mais ou menos 1/2 colher sopa rasa de sal. bata tudo no liquidificador e está pronto.

Quanto ao recheio? Invente! Quer coisa melhor que isso?
A nossa, além do molho e queijo mussarella, levou bastante linguicinha defumada, alho-poró e cebola em rodelas. Ah! não esqueça de salpicar orégano antes de ir para o forno. Coloque no forno médio pré-aquecido e coloque o TIMER para uns 30 minutos. Se precisar que a borda fique mais moreninha, coloque mais uns 10 minutos. Bom crock, crock!

IMPORTANTE 1: se não usar todas as bolinhas para fazer a pizza, você pode colocá-las separadamente em sacos plásticos e congelar para usá-las no futuro. Quando decidir usar novamente, basta tirar do freezer, para descongelar naturalmente, duas horas antes do uso. Feito isso, basta repetir todo o processo anterior da massa(salpicar farinha na bancada, abrir com as mãos...).

SABOR FINAL: digno de Jamie Oliver.

domingo, 27 de julho de 2014

TILÁPIA ASSADA E RECHEADA - Fácil, rápida e nhamy! ;-)




TILAPIA INTEIRA
-Peça para o peixeiro limpar para assar, irá facilitar seu trabalho.
-Em casa, dê mais uma lavada. Faça cortes no dorso da tilápia, dos dois lados, esprema o suco de 3 limões(entre os cortes e na parte interna do peixe), passe sal a vontade(sem medo) e coloque alho em lascas dentro dos cortes e na parte interna(usamos 6 dentes - ALHO, nunca é demais!). Reserve e deixe apurar por 40 minutos.
-Após, besunte uma assadeira antiaderente com um pouco de azeite, faça uma "cama" de cebola em rodelas para colocar o peixe. Corte batatas calabresas, in natura, em 4 partes, arrume ao redor do peixe e coloque 4 dentes de alhos esmurrados em cada canto da assadeira. Para finalizar, salpique sal nas batatas, alguns raminhos de alecrim e um pouco de azeite, este último inclusive em cima do peixe.



RECHEIO
-1 caixinha de tomates grapes e corte-os em 4 partes com meia cebola picada, coentro, sal e azeite. Misture tudo e recheie toda a barriga do peixe.

Coloque a assadeira no forno alto, já pré-aquecido, ponha o TIMER para 20 minutos e vá tomar uma cerveja!



SABOR FINAL: digno de Claude e Jamie Oliver.

Lagosta - Mais fácil do que comer mamão com favo.


LAGOSTA AO MOLHO DE MANTEIGA COM ERVAS.
Acompanhamentos; arroz, camarão ao alho e óleo e salada de quinoa com manjericão.

Notas:
LAGOSTA
-Peça para o peixeiro abrir e limpar, facilita demais seu trabalho.
-Em casa, dê uma última lavada e comece a temperar. Suco de 2 limões, depois espalhe 4 dentes de alho (ALHO, nunca é demais) cortados em lascas. Feche a lagosta e amarre-a para que o tempero curta por uns 20 minutos. Após, leve ao forno alto por 12 a 15 minutos (Você verá a lagosta ficar laranja). Não passe do tempo para que a carne não fique borrachuda e permaneça úmida.


MOLHO DE MANTEIGA COM ERVAS
-Enquanto a lagosta estiver assando, coloque 2 dentes de alho em lascas(ALHO, nunca é demais), manteiga(marque 2 dedos no tablete e corte), 1 colher de margarina e 1 pouco de azeite. Para finalizar, coloque um pouco de sal e as ervas que quiser a seu gosto(coentro e alecrim fresco são ótimos).

CAMARÃO AO ALHO E ÓLEO
-sem grandes mistérios, alho, óleo, camarão com casca e sal, o restante de tempero o mar já providenciou para você.
-o camarão fica pronto em 5 minutos, assim que mudar de cor, mais que isso vira borracha (argh!). 

SALADA DE QUINOA COM MANJERICÃO
-Após colocar a quinoa para ferver com água e o suco de 1 limão(medidas: 1 copo de água para 1 copo de quinoa), escorra e reserve. Misture com 1/2 pimentão amarelo picado, 1 tomate sem sementes picado, 1/2 cebola crua picado, folhas de manjericão, sal e azeite.

Esteja pronto para apreciar uma bela iguaria!



SABOR FINAL: digno de Claude e Gordon Ramsay.